quarta-feira, 8 de julho de 2015

Por dentro da Sessão

Foto: Aristony Moura

Por dentro da Sessão
A sessão extraordinária da câmara Municipal de Baturité aconteceu hoje dia 08, pela manhã, e mais uma vez a totalidade dos vereadores não compareceu, confirmando a clara divisão que acontece naquela casa legislativa.
O  inicio se deu por volta das 09h30min, um grupo de pessoas se aglomerou nas imediações da câmara. Circulavam boatos de que algumas  pessoas seriam impedidas de adentar o interior da casa. A Policia Militar esteve presente atendendo um  a pedido da Presidenta para garantir a ordem dos trabalhos, visto que na ultima sessão acontecida na segunda-feira  dia 29/06, ocorreu um grande tumulto onde a presidenta Ira. Edileusa Paiva teve que encerra a sessão.
Foto: Aristony Moura
A extraordinária foi convocada pela presidenta da casa para ser analisada e votada duas  pautas da sessão especificamente. A presidenta da casa solicitou que as pessoas ali presentes na sessão respeitassem aquela casa e disse: “Eu não vou  admitir que ninguém, quem quer que seja tumultue a sessão da câmara”. A presidência também exigiu respeito aos vereadores no exercício de suas funções.
Foto: Aristony Moura
No inicio o secretario da casa Sr. Liduino Cardoso fez a leitura da ata da sessão da última segunda-feira para que fosse aprovada pelos vereadores presentes, o vereador Marcelo Cardoso após ouvir a leitura da ata,  pediu para ser incluída nela a fala dos vereador Ozanan onde ele diz: “Estou aqui para matar ou morrer” e que depois o vereador Ozanam,  teria ido para cima do vereador Marcelo para agredi-lo, Marcelo Cardoso ressaltou ainda que se manteve calmo para não revidar a investida do vereador Ozanan. O vereador Herbelh Mota confirmou as agressões sofridas pelo colega e solicitou que esta fala fosse constada em ata, o mesmo pediu também para que todos os vereadores presentes confirmassem se ouviram esta ameaça e todos confirmaram que ouviram,  bem como os xingamentos a Presidenta da casa. Logo após a ata foi aprovada.
Foto: Aristony Moura
A primeira questão colocada para apreciação pelos vereadores foi o veto do prefeito João Bosco a doação de um prédio do município cedido em regime de comodato à comunidade Do Uirapuru, precisamente a Associação Comunitária União do Uirapuru. O veto do prefeito foi derrubado por 7 votos a favor e um contra. Vereadores que votaram a favor foram: Herberlh Mota, Nilton Guedes, Marcelo Cardoso, Luciano Furtado, Gildo Bastos e Ira. Edileusa Paiva, o único voto contra a derrubada do veto foi o vereador Nelson Arruda.
Depois foi criada uma comissão de ética para analisar a conduta dos vereadores que ficou composta por:
Presidente : Nilton Guedes – Suplente Valdin do Zé Vilar
Relator: Luciano Furtado – Suplente: Gildo Barros
Membro: Herbelh Mota   -  Suplente: Marcelo Cardoso


Logo em seguida foi lida pelo secretário da casa uma pedido do Sr. Antônio Pedro Lopes de Oliveira solicitando da presidenta da Câmara que fosse retirado um pedido em que ele Sr. Antônio Pedro denuncia o vereador Sr. Frederico Ozanam  C. B. Moreira por quebra de decoro Parlamentar, protocolado na casa sob o numero 672/15, em 22 de junho de 2015, o pedido de retirada da denúncia se deu por conta de ameaças sofridas pelo denunciante por telefone por diversas vezes e também a pedido da família. Pedido prontamente aceito pela presidenta da casa.
Ir. Edileusa também comunicou que estava no flanelógrafo da casa uma lista de pessoas que a partir daquela data estariam proibidas de entrar naquela casa por estarem, segundo a presidenta, impedindo a realização dos trabalhos.
Estiveram ausentes da sessão os vereadores Ozanam Moreira, Socorro Araújo, Simony, Sávio Cesar, e Renaldo Braga.
Irmã Edileusa encerrou a sessão afirmando que o Antônio Pedro retirou a denúncia por estar sendo ameaçado, mas que outras pessoas já se prontificaram em apresenta-la novamente.
Segundo a Irmã Edileusa os vereadores todos foram convocados, uns não aceitaram a convocação e os vereadores Renaldo Braga e Simony não foram encontrados para receberem a convocação por estarem viajando.Assim aconteceu a sessão extraordinária. 

Continuaremos com este trabalho com a intensão de bem informar os munícipes sobre os trabalhos daquela casa do povo,  os próximos capítulos dessa novela ficaremos no aguardo, uma novela que só leva o município para a paralisação total de suas ações, lamentável.

Texto: Claudio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...