quinta-feira, 27 de agosto de 2015

QUINTA QUESTÃO – EM FOCO A CÂMARA DE VEREADORES..

Estamos em 27 agosto de 2015, exatamente dois anos e oito meses de um momento politico totalmente até então inédito para nós que moramos em Baturité, que são eleitores desta pacata cidade. Neste primeiro momento quero falar apenas do Legislativo. Em 2012 elegemos 13 senhores e senhoras para representar os mancipeis na Câmara Municipal de Vereadores. Gostaria de levantar um questionamento neste comentário. Qual foi o seu critério para escolher o seu representante a  vereador?

- Foi porque ele atendeu um pedido pessoal seu? (Cimento, tijolos, dentadura, viagens à praia, etc).
-  foi Porque ele é ligado a sua família há muito tempo ou fez algum favor, daqueles que nunca se paga.
- ou Porque um politico ou cabo eleitoral lhe pediu? Na celebre fala. Eu conto com você, preciso de sua ajuda.
- talvez Porque você acreditou que ele seja um homem sério e comprometido com a defesa dos eleitores, de sua comunidade, de seu bairro?
- Porque ele lhe deu dinheiro na véspera da eleição?
- Porque você não tinha ninguém pra votar então pediu indicação de outra pessoa, com a desculpa de que  você não teve tempo de conhecer os candidatos.
- Porque o candidato ou grupo garantiu a você que iria lhe pegar na cidade que você mora hoje pra votar e lhe forneceu uma jantar, lanche e então por isso você votou no candidato. (Carona).
- Porque você pesquisou a vida de cada candidato, conheceu seu histórico e através desta rigorosa analise, você escolheu o seu representante que será tão bem remunerado pelo dinheiro público, além de lhe conceder poderes de até humilha-lo no futuro.
- Essa ultima é ótima, porque eu gostei do jeito dele. E se é pra votar eu voto em quem me der alguma coisa.

Seja qual for o motivo à verdade é que nesse tempo todo de mandato,  exatos 32 meses, período em que pagamos os salários dos senhores vereadores e muito bem, vocês hão de convir que não temos nada para comemorar. Então após esta análise, façamos uma reflexão fria do atual momento, sem paixões partidárias, em que assistimos constantemente brigas na casa legislativa, socos, palavras de baixo calão, faltas de vereadores a sessão em quantidades absurdas, o desrespeito aos que vão assistir à sessão plenária, e aponte, qual dos itens acima listado, foi e será utilizado por você nas eleições de 2016 para a escolha de seu representante. Você vai repetir os mesmos critérios de anos passados, o ano de 2013 por ser mais recente ou você vai analisar melhor?.

Este  cargo que é tão importante, que se mal escolhido é capaz de paralisar uma cidade durante quatro anos, é tão importante que coloca na mãos desses senhores autoridade para interferir em outro poder através da fiscalização, interfere no município através da apresentação de projetos que visem melhorar a vida de que os escolheu como representantes,  tão importante que dar ao eleito imunidade para agredir e até, como estamos assistindo atualmente, denegrir nomes de pessoas.

Por isso eu pergunto nestas treze cadeiras, quem você colocará pra te representar? A quem você dará poder para representar sua comunidade, seu bairro, nossa cidade?

É hora e já é tarde, de todos nós agarrarmos nos braços a cidade que tanto dizemos que amamos, que é chegada a hora de deixarmos de lado interesses pessoais, egoísta, e pensarmos em todos os munícipes. Chegou a hora de deixarmos de ser manipulados pelos senhores que se acham acima do bem e do mal, que se acham intocáveis, pela armadura que o mandato lhes oferece. É chegada a hora de dizermos um basta a tudo isso que assistimos passivamente nestes 32 meses.

A Democracia te dar um poder imensurável quando te permite escolher quem vai fiscalizar a aplicação das politicas públicas do município, porém te cobra diariamente se ao invés de escolher com critério e seriedade os seus vereadores, façamos a escolha por critérios egoístas, então teremos a repetição do filme que assistimos agora em Baturité, 48 meses de decepção.

Será que os interesses egoístas que escolhemos para votar não estão hoje fazendo você e toda uma cidade sofrer? Fica a pergunta para refletirmos. Quem você vai entronar em uma dessas cadeiras em 2017?.

E por último o vereador que você escolheu, hoje  lhe representa?.

Claudio Ramos..



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...