sábado, 11 de julho de 2015

Igreja do Mondego totalmente restaurada.

Igreja Nossa Senhora de Fátima em Reforma
Igreja do Mondego totalmente restaurada.

Nossa cidade é conhecida por sua religiosidade, possui várias igrejas que confirma essa característica dos baturiteenses.
Acompanhe um breve relato sobre a Capela do Mondego cuja padroeira é  Nossa Senhora de Fátima. 
Conversamos com um dos mais antigos moradores do bairro que chegou  nessa localidade no ano de 1958, o Sr. Luiz Francisco Cavalcante, conhecido em toda comunidade por Luiz Pial. Na época havia na localidade apenas 14(quatorze) casas residenciais.
A comunidade se reunia para suas celebrações em casas de moradores onde realizavam a catequeses das crianças e nas imediações da  Escola Municipal.

Sr. Luiz Francisco Cavalcante ( Luiz Pial )

O Pároco da época era Padre Fáios que presidia os encontros e também buscava uma forma de construírem um espaço para os trabalhos religiosos. Com a construção da estrada Baturité/Guaramiranga, ficou um pequeno espaço de terra coberto de mato em forma de um triangulo.
Maria Margarida Sivirino

  Uma grande lutadora pela construção da Capela foi dona Maria Margarida Sivirino, chegou a Baturité vinda da vizinha cidade de Mulungu, catequista de coração e o casal Francisco Chagas Gadelha e Odaiza Moura Gadelha sempre reivindicaram das autoridades a construção da capela.


No ano de 1985 o proprietário deste terreno Dr. Ivo Oliveira procurado por moradores e vendo a necessidade de se ter uma Igreja na comunidade fez a doação do terreno para a diocese.
Após conseguirem o terreno foram dona Margarida  e outros moradores buscar ajuda junto a comerciantes e parceiros para a construção da capela. E muitos contribuíram. O Sr. Francisco das Chagas Gadelha foi o mestre de obras que conduziu a realização dos trabalhos, que por falta de tempo e pessoal trabalhava em regime de mutirão aos domingos, dona Margarida até de servente trabalhou tamanha a vontade de ver a capela concluída.
A principio imaginava-se que levaria de 2 a 3 anos para a conclusão da capela, mas com grande empenho dos envolvidos após 11 meses a capela estava concluída, sendo inaugurada no dia 11 de outubro de 1986. Celebrou a missa inaugural Padre Fáios grande incentivador da construção da Capela que teve como padroeira Nossa senhora de Fatima.

No ano de  2015 o Pároco da Matriz de Nossa Senhora da Palma, padre Edimilson, homem que imprimiu um calendário de reformas em todas as igrejas de Baturité,  resolve fazer uma grande mudança na verdade uma reconstrução da  igreja  para a alegria daquela comunidade. A nova Igreja será entregue até o final do ano e será uma homenagem ao Papa João Paulo II.
Texto: Claudio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...