terça-feira, 30 de junho de 2015

Por dentro da Sessão

ULTIMA SESSÃO DA CÂMARA DE BATURITÉ NÃO ACONTECEU...

Na noite de segunda-feira 29, aconteceu a ultima sessão plenária da Câmara Municipal de Baturité do primeiro semestre, existiam  na pauta muitas matérias importantes para serem votadas nesta sessão. A Câmara Municipal de Baturité custa aos cofres públicos algo em torno de R$ 120 mil reais mensais e por conta disso a população espera uma produção mais significativa deste poder. Não é o que vem  acontecendo nas últimas semanas. Claramente se percebe a real intenção de vereadores em boicotarem os trabalhos daquela ilustre casa legislativa. Cerca de quatro sessões foram impedidas de acontecer, interrompidas por um ou outro vereador ligado ao atual gestor que retornou ao cargo no último dia 10 de junho, data em que se extinguiu o prazo de 180 dias de afastamento do gestor, o Sr.  João Bosco Pinto Saraiva, dado pela justiça.

 Nesta noite mais uma vez a sessão não aconteceu mesmo diante da tentativa da Presidenta da Câmara Municipal Ira. Edileusa  que por várias vezes tentou acalmar os ânimos do vereador e líder do governo de tumultuar os trabalhos. A presidenta no uso de suas atribuições legais na tentativa de acalmar e possibilitar o andamento dos trabalhos chamou a policia para retirar alguns cidadãos que claramente estavam ali para impedir que a sessão continuasse. Os momentos que se sucederam foram de total desrespeito com a população e a condição digna de um vereador. O vereador Ozanam Moreira aparentava estar disposto a tumultuar a sessão, a todo o momento agredia verbalmente seus pares, principalmente a presidenta daquela casa, em uma de suas falas o vereador Ozanam ameaça os vereadores, chegando a dizer  “Estou aqui para matar ou morrer” e partiu para agressão contra o vereador Marcelo Cardoso, como se ouve e ver claramente nos vídeos disponíveis na internet.

Cidadãos saiam da câmara visivelmente abalados com a falta de respeito de alguns vereadores, " Isso é uma vergonha, como um homem ousa tratar uma mulher do jeito que tratou a Ira. Edileusa" disse um respeitado morador. Outro falou: "Temos que pensar muito e pedir a cada um que  conhecemos para não eleger mais esse tipo de politico", disse mais, "Baturité se não aprender com o que ta acontecendo não vai aprender nunca mais, tenho vergonha de ser dessa cidade", retrucou o cidadão bastante decepcionado, que não quis se identificar.

O que podemos retirar de lição deste momento que ora vivenciamos no legislativo é que temos que ser mais atentos ao escolher nossos representantes, que nosso voto não pode ser decidido no calor da emoção, pela importância que ele representa para nosso dia a dia, deveria ser motivo de reclusão para uma analise de todos os candidatos e escolher representantes com um histórico de luta por uma politica limpa, analisarmos o seu passado, desconsiderar eleger por vantagens pessoais e desta forma contribuir para uma sociedade socialmente mais justa e equilibrada. Também é preciso  elevar o nível do debate politico, trazendo para esse debate discussões racionais e qualitativas que possam contribuir para o enriquecimento de nossa sofrida Baturité. 

Texto: Claudio Ramos
Fotos: Aristony Moura



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...