quinta-feira, 23 de abril de 2015

Equipe do TG encontra o periquito-cara-suja, ameaçado de extinção

Na Serra de Baturité, o Terra da Gente enfrenta muitos desafios para avistar o periquito que é vítima do tráfico de animais desde o século 17

Periquito-cara-suja Foto: Pedro Santana
O periquito-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) é considerado o psitacídeo mais ameaçado de extinção no Brasil. Para avistar a espécie que ocorre exclusivamente no Nordeste do Brasil a equipe do Terra da Gente subiu a Serra de Baturité e rodou centenas de quilômetros no estado do Ceará em companhia de biólogos da Ong Aquasis, reconhecida internacionalmente como guardiã dessa ave.
O peito cinza e a cauda vermelha são algumas das características da ave que chega a 23 centímetros de comprimento e pesa até 70 gramas. A ave costuma colocar os ovos em ocos de árvores cavados por pica-paus.
A destruição do hábitat tem contribuído significativamente para a extinção da ave. No entanto, outro fator se mostra decisivo ao declínio acentuado das populações de periquitos-cara-suja. A grande ameaça, desde o século 17, tem sido o tráfico do animal. Seguramente, hoje existem mais aves em cativeiro do que na natureza.

Desde 2005, a Ong cearense Aquasis promove a conservação do periquito-cara-suja. Com os biólogos que atuam na organização, a reportagem do Terra da Gente conheceu algumas ações para salvar a espécie. Um dos trabalhos consiste em proteger as aves durante o período reprodutivo, oferecendo a elas caixas-ninhos, verdadeiras “moradias” com varanda e até fechadura.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...